A linda e desconhecida região francesa do Périgord

Em julho deste ano fiz uma viagem pela região de Bordeaux e do Périgord. Até agora não consigo acreditar que a única referência que tinha do sudoeste da França era a região vinícola de Bordeaux. Fiquei absolutamente encantada com tudo que vi por lá, tanto em termos históricos (sobretudo da pré-história e da Idade Média), quanto em termos de paisagens e de gastronomia. É uma viagem muito completa.

IMG_3540_edited

Bom, para começar nosso roteiro foi o seguinte: chegamos por Bordeaux – ficamos dois dias – depois seguimos para Saint-Foy-la-Grande – esta parada foi muito específica pois tenho família na cidade – e nos três últimos dias optamos por Sarlat-la-Cáneda como base para explorar a região. Posso dizer que as três paradas principais são muito diferentes em paisagens e ainda assim sobrou uma parte imensa da região inexplorada.

IMG_3251_edited

Para começar é bom explicar que o Périgord fica na região administrativa da França chamada Aquitaine. Esta região é subdividida em 12 departamentos (eram apenas 5, mas uma recente reformulação territorial do país aumentou a área e a transformou na maior região do país). O Périgord fica no departamento da Dordogne, então é comum encontrar referências também com esse nome. Já Bordeaux, que é a capital da região, fica no departamento ao lado, o da Gironde.

IMG_3453_edited

A região é cheia de cidades bem pequenininhas, campos de girassóis, incríveis paisagens de vales, castelos medievais e muito mais. Nos próximos textos vou falar mais especificamente da nossa programação por lá. O Conexão Paris também tem ótimas dicas sobre a região.

Veja o roteiro completo desta viagem em mapas!

2 comentários sobre “A linda e desconhecida região francesa do Périgord

  1. Pingback: Um roteiro de carro pelo Périgord em mapas | Com Fusos

  2. Pingback: Tudo sobre a região francesa do Périgord | Com Fusos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *