Itacaré e região: passeios para todos os gostos e bolsos

Itacaré é uma vila à beira-mar, cheia de praias para vários tipos de gostos. Das mais calmas, às que os surfistas adoram, das mais cheias às mais tranquilas, das que se chega de carro às que precisam de uma trilha para serem alcançadas. Algumas praias não ficam em Itacaré mesmo, mas na estrada entre Ilhéus e Itacaré e, por isso, são mais fáceis de serem alcançadas de carro. Vou falar aqui especificamente sobre as praias e a cachoeira que eu visitei, mas há outras opções. Recomendo a leitura do roteiro super completo do Ricardo Freire para uma visão geral sobre a região.

Praia da Tiririca (em Itacaré): próxima ao centro da vila, esta é a praia preferida dos surfistas. Meu irmão, que é praticante do esporte, me garantiu que as ondas valem a pena. Para auxiliar quem quer começar, há uma escolinha de surf, que além de aulas, vende parafina e outros materiais. Para quem, como eu, só vai mesmo ficar na areia e tomar um banho de mar, a praia é bem servida de barracas, que além de comes e bebes alugam cadeiras e guarda-sóis.

Praia da Concha (em Itacaré): bem no centro da Vila, esta praia é bem cheia na alta temporada. A areia é lotada de cadeiras, mesas e guarda-sóis das dezenas de barracas instaladas ali. O mar está em um recorte da costa e por isso as águas são bem calmas, muito gostosas para o banho. Há também aluguéis de pranchas de SUP e caiaques para os mais bem dispostos. Comemos na Barraca do Pirata, que é muito charmosa e serve uma moqueca deliciosa. Na ponta esquerda da praia há um mirante que dá uma bela vista da cidade e da praia. É um ótimo local para ver o pôr-do-sol.

Praia da Concha - Itacaré

Praia da Concha – Itacaré

Praia de Itacarezinho (na estrada): para chegar a esta praia é necessário descer uma ladeira bastante ingrime. Esta descida pode ser feita de carro – mas para isso é necessário pagar os R$30 do estacionamento – ou a pé – descer é fácil, difícil é subir depois. A praia é bem pequena, com bastante vegetação no entorno e um mar ok, mas sem grandes charmes. A beira da praia é quase toda tomada pelo chiquetoso Restaurante Itacarezinho, que tem consumação mínima para os frequentadores. Para quem não quer desembolsar muito dinheiro, há um quiosque externo que aluga cadeiras e guarda-sóis e vende bebidas e sanduíches.

itacarezinho2

Praia de Itacarezinho

Cachoeira do Tijuípe (na estrada): a cachoeira fica do lado esquerdo da estrada para quem vai em direção a Itacaré, mas é fácil de ser localizada pois há muitas placas no caminho. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de R$5. Os carros ficam em cima e é preciso descer andando mais ou menos 1,5km até a cachoeira. Eu, que vira e mexe me sinto insegura em cachoeiras, gostei muito da estrutura desta pois ela conta com cordas que atravessam o poço (que é bem fundo) e permitem que você se locomova por ele tendo sempre um ponto de apoio. Ficar embaixo da queda é uma delícia.

Cachoeira do Tijuípe

Cachoeira do Tijuípe

Praia da Ponta do Ramo (na estrada): esta é a praia que ficava em frente à segunda casa alugada em que fiquei. Muito tranquila, com mar sem pedras, quentinho e com uma extensão de areia muito larga, excelente para caminhadas. Uns 2km à esquerda a ponta em si é possível encontrar uma foz de rio que também é muito agradável e rasa, ótima para crianças. A estrutura dessa praia se resume a umas poucas barracas de pescadores. A vantagem é que é possível aproveitar para comprar peixes fresquíssimos, a preços módicos. Os barcos voltam do mar por volta das 16h.

Praia da Ponta do Ramo

Praia da Ponta do Ramo

Praia do Sargi (na estrada): fica em frente à Vila Sargi, onde estava localizada a primeira casa em que fiquei. A praia também é muito boa e um pouco mais movimentada que a Ponta do Ramo. Também não há estrutura de barracas, mas é possível entrar na vila, onde há duas pequenas vendas.

Praia do Sargi

Praia do Sargi

Vila de Serra Grande (na estrada): Está mais ou menos no meio do caminho entre Ilhéus e Itacaré e é o centrinho mais bem estruturado da região. É possível encontrar mercados um pouco maiores e alguns poucos restaurantes. Também em Serra Grande está o mirante de onde é possível ver a paisagem mais típica das fotos de Itacaré.

Mirante de Serra Grande

Mirante de Serra Grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *