Decidi ficar em Itacaré por uma opção familiar, mais do que pela fama das praias. Como fui em um final de ano, época em que a região é muito visitada, tive uma grande preocupação em não ficar em um local muito agitado e cheio de gente. Estava cansada de ouvir que “Itacaré era legal 10 anos atrás e agora está muito lotada”. Bom, com isso em mente, minha opção foi alugar uma casa na estrada que liga Ilhéus a Itacaré. A rodovia tem 70km e grande parte dela conta com belíssimas praias e muito pouca gente.
No próprio site de Itacaré é possível encontrar possibilidades de casas para alugar, mas também pesquisei em outros sites (como o AirBnB e o OLX). Acabei optando por duas casas para o período: uma mais simples e barata para o natal e outra em frente ao mar para o reveillon. A primeira casa, Recanto Ana e Zé, ficava na Vila Sargi, que está no km30 da estrada. Essa localidade é uma vilinha, com estrada de terra, casas de veraneio, duas pequenas vendas e só. Achei o local bastante tranquilo e a casa muito boa. O único problema era o excesso de muriçocas.
A segunda casa foi a Casa Amarela, que ficava no km27 da estrada em uma entrada bem em frente à Cabana da Empada – ponto de parada de muitos viajantes e que conta com empadinhas muito boas. Aqui não existe sequer uma vila, são apenas algumas poucas casas que ficam ao longo da esburacada estrada de terra que leva à praia.
Em ambas as localidades, a praia era maravilhosa – ainda que a do km27 seja ainda mais bonita – e muito vazia. Águas mornas, longas extensões de areia ótimas para caminhadas e poucas pedras. Nos 13 dias em que estive na região aproveitei não apenas as praias próximas às casas, mas também outras atrações na vila de Itacaré e nas redondezas e, sinceramente achei muito tranquilo. Para ser mais exata, até o dia 31 de dezembro, estava tudo bem sossegado. Com a proximidade do reveillon percebi um aumento significativo do movimento e aí sim vi a ‘muvuca’ de que tantos falam, mas ainda assim, a região da casa em que estávamos ficou bastante tranquila.
Ficar em casas alugadas é um bom esquema para quem quer gastar menos e ficar em lugar com clima mais caseiro. No entanto, é preciso ter disposição para cozinhar e arrumar minimamente o lugar pois em geral não há restaurantes a curtas distâncias e as limpezas são feitas apenas na entrada e saída de clientes. Para quem gosta, andar na praia, comprar peixes recém pescados ali mesmo e ir para casa cozinhar pode ser uma experiência e tanto 🙂
Se a sua opção for alugar uma casa, deixo aqui uma listinha de perguntas que eu mesma deveria ter feito antes de fechar o aluguel. Além das questões básicas (preço, quantidade de quartos, localização, segurança…), vale perguntar se ela tem: roupas de cama e banho; microondas; máquina de lavar; televisão. Essas coisas podem influenciar muito o que você terá que levar e que tipo de coisas vai comprar no supermercado para equipa-la.
Há também hotéis nesta estrada, mas são opções de hospedagem muito mais cômodas para quem está de carro. Há muitas atrações e você precisará andar 10 a 20km para chegar até elas. Quem vai sem carro pode ficar no centro mesmo de Itacaré – neste caso, realmente não recomendo o período do reveillon – ou no centro de Ilhéus, onde há mais atrações históricas e culturais.