Onde ficar em Havana: Palacio del Marqués de San Felipe

DSC_0125
É possível se hospedar em regiões diferentes de Havana que, sim, é uma cidade grande. Para quem vai à cidade turistar, conhecer a parte histórica e cultural, nada melhor do que ficar no Centro Histórico, conhecido como Habana Vieja. Por ali, parte das ruas é só de pedestres, há cafés, restaurantes além de muitas igrejas e praças. Bons restaurantes estão a uma distância que pode ser facilmente vencida a pé e também é possível ir andando a pontos turísticos como o Museu da Revolução e o Museu de Belas Artes.

havana cuba hotel san felipe

A Habaguanex é uma empresa estatal – sim, praticamente tudo em Cuba é estatal – que revitalizou alguns prédios e os transformou em hotéis. Há vários hotéis da rede e um deles é o Hotel Palacio del Marqués de San Felipe y Santiago de Bejucal.

O hotel está em um prédio restaurado, muito bem conservado, em uma bela e agradável praça conhecida como Plaza de las Palomas. Carros não passam nas ruas que rodeiam o hotel, mas a distância a ser percorrida com as malas é pequena e não oferece problema – tanto para quem chega de táxi, quanto para quem deixa o carro no estacionamento em frente.

havana cuba hotel san felipe

A decoração dos quartos não é exatamente de bom gosto, mas o conforto, a localização e os espaços externos compensam. Além disso, os quartos são dotados dos recursos básicos como frigobar e cofre, além de ter menu de travesseiros e oferecer a opção de refeições no quarto. Apesar da opção, super recomendo refeições no saguão central do hotel ou no restaurante, que são super agradáveis. Ao contrário do quarto, o banheiro tem decoração super charmosa.

havana cuba hotel san felipe

O serviço é bom. Há funcionários mal encarados, mas a grande maioria é super solícita e ajuda em tudo. Peça dicas de programas na recepção, mas fuja de bares e restaurantes mais turísticos que, em geral, têm mais fama que qualquer outra coisa. Também é possível fazer câmbio de moedas estrangeiras na própria recepção, mas se estiver em horário comercial prefira o banco, que fica a uma quadra dali e costuma ter taxas melhores. Ah, e contando com a simpatia dos recepcionistas, não custa ver se é possível um quarto com uma destas belas sacadas para a rua lateral. É um detalhe que faz a diferença.

havana cuba hotel san felipe

Um comentário sobre “Onde ficar em Havana: Palacio del Marqués de San Felipe

  1. Pingback: Cuba: da Havana antiga às praias paradisíacas | Com Fusos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *