Santo André – Bahia: como chegar

Santo André é um distrito de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Ele fica há mais ou menos 35km de Porto Seguro, principal cidade da região. Para fazer o trajeto Porto Seguro – Santo André é preciso atravessar o rio João do Tiba com uma balsa que leva em torno de 10 minutos de uma margem a outra.

Foto: Nina Santos

 

A estrada que sai de Porto Seguro e chega até a balsa é boa apesar da grande quantidade de quebra-molas. Para pegar essa estrada você deve seguir as indicações de Litoral Norte e vale o aviso de que ela pode ficar um pouco congestionada em horários de chegada e saída das praias por causa da grande quantidade de ônibus de turismo que circulam na região. A balsa, durante o dia, sai de 30 em 30 minutos. À noite ele funciona de uma em uma hora e de madrugada (entre meia-noite e 6h da manhã) o espaçamento é de 2h entre as saídas. A passagem para veículos custa R$11.

Foto: Nina Santos

A balsa me pareceu segura, apesar de um pouco precária, e não tive problemas com filas (ao contrário da balsa de para Arraial). Depois de sair da balsa do outro lado do rio, basta entrar à direita onde uma placa indica “Santo André” e seguir por uma estrada de terra batida com muitos desníveis mas nada que prejudique a circulação de carros de passeio. Nessa rua principal se encontram os hotéis e restaurantes do distritos. Dele é também possível ver a margem do rio e, com sorte, uma lua maravilhosa 🙂

Foto: Nina Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *