Como ir ao México sem sair de Paris: conheça a Mezcalería

Uma das grandes delícias de Paris é poder encontrar nela traços das mais diferentes culturas. A cidade é cheia de gente do mundo todo, o que a torna extremamente diversa, colorida e viva. Por isso mesmo, quem quer conhecer bem Paris não deve se restringir aos pratos típicos da gastronomia francesa nem aos prédios haussmanianos dos bairros mais centrais, é preciso ir além desses horizontes.

É com essa proposta que foi fundado o Bar Mezcalería, instalado no Hotel 1K, que traz para Paris as raízes mexicanas através do mezcal, uma bebida que deriva da mesma planta que a tão conhecida tequila, o Agave. Além de servir drinks e shots da bebida em um ambiente decorado à caráter, o local agora organiza jantares ocasionais (os chamados “pop up dinners”) com chefs mexicanos de passagem pela cidade.

O Com Fusos foi convidado para participar da primeira edição desse evento que teve como convidado o chef Santiago Lastra, que já levou sua inspiração mexicana a 18 países. O menu foi composto de quatro pratos de frutos do mar harmonizados com drinks de mezcal feitos pelo barman da casa. Antes de começar o serviço, o chef explicou a salão que a proposta dele é fazer releituras de clássicos da gastronomia mexicana a partir de ingredientes locais. “Eu não viajo com uma maleta de abacates debaixo do braço”, brincou.

Os pratos servidos eram extremamente bem trabalhados, cheios de complexidades e gostos curiosos que iam se revelando aos poucos com o que a meia luz do ambiente nos deixava ver. Destaque para a entrada de caranguejo (caldo e uma espécie de tortilla), muito saborosa e perfeitamente em harmonia com o clima descontraído do lugar, que tem mesas baixas e baquinhos. As tortillas de vieiras envoltas por uma folha vegetal no lugar da tradicional massa de milho e o ponto do bacalhau do prato principal estavam divinos. A sobremesa também surpreendeu bastante com a combinação de um bolo com calda de chocolate acompanhado de um crocante de milho.

A harmonização feita pelo barman foi muito cuidadosa. O mezcal é conhecido pelo seu gosto marcante e bastante defumado que poderia esconder o gosto dos ingredientes delicados usados pelo chef. Mas combinações inusitadas com água de coco e chá de hibiscus, por exemplo, fizeram com que a combinação ficasse extremamente agradável.

Os cuidados na preparação do ambiente e dos cardápios personalizados também ajudaram a dar um toque especial ao jantar. Melhor que viver apenas Paris é ainda ser capaz de aproveitar os toques de várias partes do mundo que se escondem dentro dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.