Bordeaux, vinhos e encantos

Bordeaux 038 copy

A cidade de Bordeaux não é totalmente desconhecida dos brasileiros. O vinho produzido na região em volta da cidade é bem famoso e por isso muita gente tem referências. E, sim, os vinhos são uma parte essencial da visita a Bordeaux, tanto nas refeições cotidianas na própria cidade, quanto na possibilidade de visitar vinícolas pertinho dali. Para quem se interesse por esse tema específico, recomendo também a cidade de Saint-Emilion, que fica a 40km de Bordeaux.

Mas além dos vinhos, Bordeaux tem muitas outras atrações. Seu centro histórico foi reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco em 2007. Esse reconhecimento gerou investimentos e uma nova vida à cidade, que em 2015 foi eleita como o melhor destino europeu. Portanto, andar pelas ruazinhas do centro é uma atração em si mesmo. Mas alguns pontos específicos chamam atenção.

Bordeaux et St Foy la Grande 011 copy

A Place des Quinconces é lindíssima e o monumento aos girondinos é impressionante. Dali é possível caminhar até o Grand Théâtre, que, a meu ver, merece uma visita. Além do prédio em si, existem exposições temporárias super interessantes e a visita guiada é dinâmica e divertida.

Bordeaux et St Foy la Grande 049 copy

O próprio escritório de turismo de Bordeaux sugere um roteiro pelo centro passando pelas antigas portas da cidade (Porte Dijeaux, Porte Cailhau), incluindo o Grosse Cloche, que é um relógio gigante que fica em uma das antigas entradas. O circuito também inclui a Prefeitura, que fica na mesma praça da Catedral Saint-André e da Tour Pey-Berland, um excelente ponto para observar a cidade de cima.

Chegando às margens do Rio Garrone, além do passeio agradável pelos jardins que margeiam o rio, uma para imperdível é a Place de la Bourse, com seu espelho d’água maravilhoso. Dali se pode observar a imponente Pont de Pierre, por onde se chega ao outro lado da cidade.

Bordeaux 103 copy

Se você está planejando ir a Bordeaux, recomendo o excelente site de turismo da cidade. Além disso, é possível ir facilmente de Paris a Bordeaux de trem. Sobre hospedagem, veja aqui minha experiência no Hôtel des 4 Soeurs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *