18 “novos” roteiros turísticos na Bahia

castelo praia do forte

A Bahia lançou 18 novos roteiros de turismo na Feira das Américas 2010, realizada no Rio de Janeiro. Não se tratam de lugares novos, é claro, mas sim da oficialização de percursos que muitos viajantes já fazem. De qualquer forma são boas dicas de passeios:

Salvador e Praia do Forte: Cultura e Natureza: Com seis dias, ele contempla, além das duas localidades que o nomeia, locais como o Castelo Garcia D’ Ávila, Imbassaí e passeios em veículos 4×4 pela Vila de Diogo, Rio Pojuca e Reserva de Mata Atlântica do Camurugipe.

Cacau com Dendê: Integrado pelos municípios de Cairu, Maraú e Itacaré, o passeio de oito dias inclui, entre outras atrações, visita à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e reserva do bicho-preguiça de coleira, ambas em Ilhéus, e às ilhas de Goió, Sapinho, Pedra Furada, na Baía de Camamu.

Vinhos do Velho Chico: Atende aos turistas que buscam uma viagem que pode ser tanto de lazer quanto de negócios. Ele tem como região turística o Vale do São Francisco e é integrado pelas cidades de Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho. Conta com um adicional Enofluvial, que, a bordo da barcaça Vapor do Vinho, dá aos visitantes a oportunidade de conhecer a vinícola Ouro Verde.

Aventuras no Oeste Baiano:
Ideal para aqueles que buscam ecotursimo e tuismo de aventura, o itinerário de quatro dias centra-se nas cidades de Barreiras e São Desidério e inclui prática de trilha, rapel, tirolesa, rafting pelo Rio Grande, passeio pelo Sítio das Pedras Brilhantes, arqueológico com pinturas rupestres, e pela Cachoeira do Redondo, além de trekking e passeio de bote pela Gruta do Buraco do Inferno.

Caminho dos Orixás: Voltado para turismo afro-étnico e afro-religioso, o roteiro acontece em Salvador e na Baía de Todos os Santos e inclui visitas a terreiros de candomblé como o Ilê Axé Opô Afonjá e Casa Branca e a igrejas católicas históricas.

Cânions do São Francisco:
Com seis dias de duração, o itinerário inclui as cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia (AL), Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE). Passeios de canoa , rapel, tirolesa e escaladas são opcionais.

Cultura e Natureza Exuberantes: Reúne turismo étnico, cultural e sol e praia e, em nove dias, passa pelas cidades de Cachoeira, Salvador e Cairu.

Caravana da Alegria: É o turismo para a melhor idade. Nos seis dias de passeio, os visitantes passam pelas localidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e participam de festas noturnas temáticas, jantares dançantes, teatros, passeios, almoços, atividades recreativas na praia, caminhadas terapêuticas e apresentações artísticas e culturais.

Cultura e Mar na Baía de Todos os Santos:
Em apenas três dias, passa pelas cidades de Salvador, São Francisco do Conde, Cachoeira, São Felix, Muritiba, Maragogipe, Aratuípe e Itaparica.

Farinha com Dendê: Inclui city tour pelos pontos turísticos mais famosos de Salvador, e passa ainda pelas proximidades de Aratuípe, Itaparica, Nazaré, Salinas da Margarida e Saubara. As saídas e a chegada são em Salvador.

Praias do Dendê: Reúne turismo de aventura, ecoturismo e sol e praia em seis dias de um itinerário que passa por Cairu, Maraú, Itacaré, contemplando a Costa do Cacau e a Costa do Dendê. Inclui passeios de canoa, escuna e visita a povoados com degustação de frutas típicas como jambo, cacau, carambola, caju.

Rota da Liberdade: Se passa todo na cidade de Cachoeira. O visitante vai conhecer o grupo Rota da Liberdade, formado por representantes de comunidade remanescentes de quilombos.

Rota das Aldeias:
Voltado para aqueles que procuram turismo étnico e histórico- cultural. Durante cinco dias, os turistas visitam aldeias e reservas indígenas autênticas do povo Pataxó, na Costa do Descobrimento, sul da Bahia.

Rota do Saber: Também pela Costa do Descobrimento. O passeio é curto, mas inclui oficinas de artesanato, visitas a Patrimônios Históricos, caminhadas ecológicas, entre outros.

Costa das Baleias: São sete dias de contemplação pela Costa das Baleias, passando pelos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.

Segredos do Recôncavo Baiano:
Turismo étnico, gastronômico e rural. São cinco dias de passeio entre as cidades de Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e Muritiba.

Volta ao Parque: Na região da Chapada Diamantina, os oito dias de itinerário passam pelas cidades de Lençóis, Ibicoara, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Iraquara, Nova Redenção e Igatu. Inclui trilhas à famosas cachoeiras da região.

Trekking no Vale do Pati: Totalmente voltado para o turismo de aventura e ecoturismo. O roteiro passa pelas cidades de Mucugê, Palmeiras e Andaraí e concentra- se no Vale do Pati.

2 comentários sobre “18 “novos” roteiros turísticos na Bahia

  1. Geisa Santos

    Vários que ainda não conhecia.
    Gostei dos nomes que deram aos roteiros. Alguns são engraçados.
    Vinhos do Velho Chico será o meu próximo escolhido.

  2. Pingback: Tweets that mention 18 “novos” roteiros turísticos na Bahia | Com Fusos -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.