A Bahia lançou 18 novos roteiros de turismo na Feira das Américas 2010, realizada no Rio de Janeiro. Não se tratam de lugares novos, é claro, mas sim da oficialização de percursos que muitos viajantes já fazem. De qualquer forma são boas dicas de passeios:
Salvador e Praia do Forte: Cultura e Natureza: Com seis dias, ele contempla, além das duas localidades que o nomeia, locais como o Castelo Garcia D’ Ávila, Imbassaí e passeios em veículos 4×4 pela Vila de Diogo, Rio Pojuca e Reserva de Mata Atlântica do Camurugipe.
Cacau com Dendê: Integrado pelos municípios de Cairu, Maraú e Itacaré, o passeio de oito dias inclui, entre outras atrações, visita à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e reserva do bicho-preguiça de coleira, ambas em Ilhéus, e às ilhas de Goió, Sapinho, Pedra Furada, na Baía de Camamu.
Vinhos do Velho Chico: Atende aos turistas que buscam uma viagem que pode ser tanto de lazer quanto de negócios. Ele tem como região turística o Vale do São Francisco e é integrado pelas cidades de Juazeiro, Casa Nova e Sobradinho. Conta com um adicional Enofluvial, que, a bordo da barcaça Vapor do Vinho, dá aos visitantes a oportunidade de conhecer a vinícola Ouro Verde.
Aventuras no Oeste Baiano: Ideal para aqueles que buscam ecotursimo e tuismo de aventura, o itinerário de quatro dias centra-se nas cidades de Barreiras e São Desidério e inclui prática de trilha, rapel, tirolesa, rafting pelo Rio Grande, passeio pelo Sítio das Pedras Brilhantes, arqueológico com pinturas rupestres, e pela Cachoeira do Redondo, além de trekking e passeio de bote pela Gruta do Buraco do Inferno.
Caminho dos Orixás: Voltado para turismo afro-étnico e afro-religioso, o roteiro acontece em Salvador e na Baía de Todos os Santos e inclui visitas a terreiros de candomblé como o Ilê Axé Opô Afonjá e Casa Branca e a igrejas católicas históricas.
Cânions do São Francisco: Com seis dias de duração, o itinerário inclui as cidades de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia (AL), Piranhas (AL) e Canindé do São Francisco (SE). Passeios de canoa , rapel, tirolesa e escaladas são opcionais.
Cultura e Natureza Exuberantes: Reúne turismo étnico, cultural e sol e praia e, em nove dias, passa pelas cidades de Cachoeira, Salvador e Cairu.
Caravana da Alegria: É o turismo para a melhor idade. Nos seis dias de passeio, os visitantes passam pelas localidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália e participam de festas noturnas temáticas, jantares dançantes, teatros, passeios, almoços, atividades recreativas na praia, caminhadas terapêuticas e apresentações artísticas e culturais.
Cultura e Mar na Baía de Todos os Santos: Em apenas três dias, passa pelas cidades de Salvador, São Francisco do Conde, Cachoeira, São Felix, Muritiba, Maragogipe, Aratuípe e Itaparica.
Farinha com Dendê: Inclui city tour pelos pontos turísticos mais famosos de Salvador, e passa ainda pelas proximidades de Aratuípe, Itaparica, Nazaré, Salinas da Margarida e Saubara. As saídas e a chegada são em Salvador.
Praias do Dendê: Reúne turismo de aventura, ecoturismo e sol e praia em seis dias de um itinerário que passa por Cairu, Maraú, Itacaré, contemplando a Costa do Cacau e a Costa do Dendê. Inclui passeios de canoa, escuna e visita a povoados com degustação de frutas típicas como jambo, cacau, carambola, caju.
Rota da Liberdade: Se passa todo na cidade de Cachoeira. O visitante vai conhecer o grupo Rota da Liberdade, formado por representantes de comunidade remanescentes de quilombos.
Rota das Aldeias: Voltado para aqueles que procuram turismo étnico e histórico- cultural. Durante cinco dias, os turistas visitam aldeias e reservas indígenas autênticas do povo Pataxó, na Costa do Descobrimento, sul da Bahia.
Rota do Saber: Também pela Costa do Descobrimento. O passeio é curto, mas inclui oficinas de artesanato, visitas a Patrimônios Históricos, caminhadas ecológicas, entre outros.
Costa das Baleias: São sete dias de contemplação pela Costa das Baleias, passando pelos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.
Segredos do Recôncavo Baiano: Turismo étnico, gastronômico e rural. São cinco dias de passeio entre as cidades de Salvador, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e Muritiba.
Volta ao Parque: Na região da Chapada Diamantina, os oito dias de itinerário passam pelas cidades de Lençóis, Ibicoara, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Iraquara, Nova Redenção e Igatu. Inclui trilhas à famosas cachoeiras da região.
Trekking no Vale do Pati: Totalmente voltado para o turismo de aventura e ecoturismo. O roteiro passa pelas cidades de Mucugê, Palmeiras e Andaraí e concentra- se no Vale do Pati.
Vários que ainda não conhecia.
Gostei dos nomes que deram aos roteiros. Alguns são engraçados.
Vinhos do Velho Chico será o meu próximo escolhido.
Pingback: Tweets that mention 18 “novos” roteiros turísticos na Bahia | Com Fusos -- Topsy.com