Como escolher uma hospedagem

Uma das maiores dúvidas quando se vai viajar é: como escolher a hospedagem? Menor preço, melhor localização e mais conforto são sempre desejos dos viajantes, mas que nem sempre conseguimos unir. Bom, preparei então um passo-a-passo de como escolher uma boa hospedagem. Claro que existem diversas formas de fazer essa pesquisa, mas esse é o jeito que eu faço.

PASSO 1 – Descobrir onde é o melhor lugar pra ficar
Quando não conhecemos o destino para onde estamos indo é difícil saber onde ficar. E não adianta ir procurando hotéis baratos por aí sem saber quantas horas você vai demorar e quanto vai gastar entre ele e os locais que pretende visitar. Bom, o melhor lugar pra ficar sempre vai depender do que você pretende visitar na cidade, mas, a não ser que você queira fazer um turismo muito específico, há sempre um bairro ou região onde a maioria dos turistas costuma ficar. E uma rápida pesquisa no google te permite achar indicações de que lugar é esse. Eu sempre faço buscas específicas em posts de blogs para conhecer experiências de outras pessoas que estiveram no local e para isso basta fazer uma busca no Google Blog Search, um buscador específico para blogs. Além disso, também costumo consultar blogs reconhecidos na área do turismo, como o Viaje na Viagem que vira e mexe me dão informações importantíssimas sobre onde ficar. Atenção: nunca decida onde ficar apenas pela indicação de um blog! O ideal é encontrar uns 2 ou 3 que digam coisas parecidas.

PASSO 2 – Criando um Google Maps
Esse segundo passo não é necessário, mas é muito útil. Eu sempre crio um google maps pra cada viagem e inicialmente adiciono alguns pontos turísticos que pretendo visitar. Aí, à medida que vou pesquisando hotéis vou marcando eles no mapa e acrecentando informações sobre eles como preço das diárias, se inclui ou não café da manhã etc. Essa visualização facilita em muito a escolha da melhor localização.

PASSO 3 – Conhecendo o TripAdvisor
O Trip Advsor é um site que, como o próprio nome diz, dá conselhos aos viajantes. Tem milhares de informações super úteis nesse site, mas falando especificamente da busca por hotéis o que nos interessa é um ranking feito pelo próprio site a partir de votações dos usuários. O método que eu uso é o seguinte: coloco a cidade de destino e peço que os resultados sejam organizados do mais bem votado ao menos bem votado. Claro que, muitas vezes os mais bem votados têm preços exorbitantes então o que eu faço é ir baixando a págna até encontrar um hotel que esteja razoavelmente bem qualificado e com um preço dentro do meu orçamento. Não se engane, nem sempre os hotéis mais bem avaliados são os mais caros e por isso conseguimos fazer achados interessantes aqui. Depois de escolhidos uns 5 hotéis eu os marco no mapa e comparo suas localizações e vantagens. Em termos de serviço, na maioria das vezes, eu atento apenas para o fato de ter ou não café da manhã incluso e ter ou não wi-fi grátis. Levando tudo isso em consideração eu escolho o hotel onde ficar.

[Muitas vezes acho também indicações de hotéis em blogs, mas antes de acrescentá-los ao mapa eu sempre coloco o nome no TripAdvisor para ver as avaliações dos clientes, afinal uma pessoa satisfeita pode ser apenas uma exceção…]


PASSO 4 – Consultando o Mundi
Escolhido o hotel com a melhor relação localização/custo/conforto/serviços eu vou ao Mundi para encontrar a melhor tarifa para ele. Como vocês sabem, existe uma infinidade de sites que vendem hospedagens online e o que o Mundi faz é comparar os preços oferecidos por diversos desses sites sinalizando onde você encontra o menor preço de diária. Às vezes a diferença entre um e outro é muito pequena, mas eu já achei diferenças de mais de 10 euros por dia. Basta clicar no site com o menor preço e comprar por lá [caso seja um site pouco conhecido vale checar no google o que se diz sobre ele pra não entrar numa furada].

Pronto! Sei que parece um processo extremamente longo e cansativo, mas ele aumenta muito as chances de você acertar no hotel. E fora que, pra quem gosta de viajar, é uma delícia fazer todo esse processo. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.