Passo a passo para a primeira viagem de avião – Parte 1


Para começar o blog nada como um post bem completão explicando para aquelas pessoas que nunca viajaram de avião quais os procedimentos da viagem. Esse guia super explicadinho foi feito pro meu namorado quando ele foi me visitar enquanto eu fazia intercâmbio em Santiago de Compostela – Espanha. Ele nunca tinha viajado de avião e para tranquilizá-lo resolvi explicar como era tudinho.

O guia foi feito falando de um voo internacional (Salvador-Lisboa) operado pela TAP então há diferenças em relação a voos nacionais e de outras companhias, mas acho que dá pra dar uma ideia geral da coisa. É um passo a passo bem bobinho, mas acho que é um bom calmante pros nervos daqueles que viajarão pela primeira vez.

Chegando no aeroporto

A TAP não tem um balcao sempre aberto no aeroporto de Salvador porque ela opera apenas um voo diário. O balcao de check-in abre 3h antes do horario do voo, mas oficialmente você só precisa estar no aeroporto com 2h de antecedência. A vantagem de chegar antes é poder pegar um lugar melhor no voo, se você não tiver feito isso no ato da compra.

Chegando ao aeroporto, você procura o balcão da TAP. É possivel que tenha duas filas de check-in, uma maior, para meros mortais como nós, e outra menor pra classe executiva e 1a classe. Mas por vezes só tem uma, não se preocupe. É possível que tenha uma pessoa dando informação no final da fila, a quem você pode mostrar sua passagem e preguntar se está na fila certa.


Fazendo o check-in
Chegando no balcao de check-in você tem que apresentar seu passaporte e a passagem (na verdade a passagem não precisa, mas é bom). A pessoa vai checar tudo no computador e vai perguntar se você tem bagagaem para despachar. Aí você vai colocar a sua mala numa esterinha rolante que tem ao lado do balcão do check-in. Mas só coloque a bagagem que vai no bagageiro do avião, não a que você quer levar com você. Ela vai etiquetar essa bagagem e vai tirar uma partezinha que é o seu comprovante. Geralmente eles colam atrás do cartão de embarque esse comprovante, mas podem te entregar solto também. O cartão de embarque eh um pedaço de papel impresso que te dá acesso ao avião. Tem uma parte maior e destacável que vai ser retirada quando você entrar no avião e a menor (onde tem o seu assento e o ticket da bagagem colado atrás) que fica com vc.

No check-in você também vai marcar o seu assento. O melhor lugar depende muito do seu gosto. Eu sempre prefiro viajar o mais na frente possivel porque é mais fácil para embarcar e desembarcar e porque balança menos (ok… isso eh psicológico). Você pode escolher se prefere viajar na janela usufruindo de toda a vista ou no corredor, podendo se levantar e circular de forma mais fácil para se esticar ou ir no banheiro durante o voo, por exemplo. Como é um voo longo as pessoas dormem e é meio chato ter que acordar a pessoa do lado pra sair da poltrona.

No check-in também podem te perguntar se você tem algo material líquido, aerosol ou pastoso na bagagem de mão. Você só pode trazer até 100ml desses materiais na mão, mas tem que avisar se estiver com eles. A norma é que eles têm que viajar dentro de uma sacolinha plástica, mas, pela minha experiência, ou a acompanhia aérea te fornece essa sacola ou permite que você deixe os materiais soltos mesmo.

Pronto. Antes de sair do check-in a pessoa vai te dizer o horário de embarque o portão. Eles vão constar no seu cartão de embarque. Aí você pode fazer uma horinha ou ir pro portão de embarque direto. Você pode passar pelo portão de embarque quando quiser, o horário de embarque que está no seu cartão se refere apenas à hora que você poderá entrar no avião. Geralmente as pessoas não embarcam logo porque ficam se despedindo ou fazendo coisas e uma vez dentro do protão de embarque não pode sair, salvo em casos especiais.

Continua…

2 comentários sobre “Passo a passo para a primeira viagem de avião – Parte 1

  1. Larissa Simoes

    Sensacional! Gênia!! =P

    Esse passo a passo vai ajudar muito "marinheiro-de-primeira-viagem"…
    É um fato, que todo mundo quando vai viajar pela primeira vez, não tem a mínima ideia do que fazer ao chegar em um aeroporto. É um monstro desconhecido.
    Já nos basta a ansiedade da própria viagem.

    Obrigada, Ninoooca! por esse fantástico esclarecimento. =)

  2. Yuri Almeida

    Hum…lembrei da primeira vez que minha filha entrou em um avião. Após aquelas explicações de segurança antes do voo, ela me perguntou: pai, e onde fica o para-quedas?
    – Para-quedas?
    – É, pai. Se o avião cair, como é que a gente se salva?
    – Ora, a idéia é o avião não cair. Se cair não tem outra forma a não ser torcer para que nada aconteça.
    – Pai, e para que o banco vira salva-vidas? Se o avião cair no mar ele certamente não vai explodir?
    – É…você tem razão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.