Histórias em quadrinhos são populares em muitos países. São raras as crianças no Brasil que não adoravam “gibis” da Turma da Mônica ou do Pica-Pau. Isso sem falar das inúmeras produções menos comerciais. Pois, na Bélgica, esse assunto é ainda mais sério. O país é um dos que mais produz histórias em quadrinhos. Entre as mais famosas estão Tintin e Smurfs, por exemplo, mas é quando se entra em uma livraria em Bruxelas é que nos damos conta que eles representam apenas a pontinha do iceberg do que é produzido no país.
Como não podia ser diferente, existe em Bruxelas um Museu das Histórias em Quadrinhos. Ele fica bem no centro da cidade e tem três andares de conteúdo só sobre o tema. A primeira parte é dedicada à história dessa arte e a um passo a passo da criação das histórias (do roteiro até a venda, passando pelos desenhos, coloração etc).
O segundo andar é dividido entre Tintin e Smurfs e apresenta todos os detalhes da criação e da história desses dois marcos das histórias em quadrinhos belgas. É uma área extremamente bem feita, toda trimidensional, cheia de detalhes e de partes interativas. Uma delícia para ganhar a atenção das crianças, mas também para a imaginação dos adultos.
A terceira parte é dedicada a exposições temporárias. Quando visitamos o museu havia uma retrospectiva dos quadrinhos chineses absolutamente sensacional. Exibida pela primeira vez, essa mostra é extensa e lembra as diversas fases da arte no país com exemplos magnifícos. Apesar de todas as diferenças culturais, de roteiros e traços, o primeiro quadrinho chinês (no modelo atual de quadrinhos) é do mesmo ano de Tintin.
O museu conta ainda com uma biblioteca e com uma loja que tem quadrinhos em diversas línguas. Além disso, o prédio em si é do arquiteto Vistor Horta, um dos maiores representantes do estilo Art Nouveau belga. Visitar esse espaço é uma chance incrível de conhecer um dos principais traços da cultura belga e com certeza sair de lá cheio de ideias criativas.
Para todas as informações de preços e horários de abertura, visite o site do museu.
Também dá pra acompanhar todas as novidades no Instagram deles.