Paris também tem sua virada cultural. Ela acontece uma vez por ano e se chama La Nuit Blanche. É a primeira vez que passo a data na cidade, então não posso falar pelos outros anos, mas, em 2015, a cidade se encheu de programações por todos os cantos. Museus abertos pela madrugada, instalações artísticas, música e performances podiam ser vistas em quase toda esquina.
Pelo que consegui entender, a Nuit Blache é composta dos eventos oficiais da prefeitura, que são gratuitos e geralmente culturais, e também de programações oferecidas por bares e casas de show privadas, que podem ser cobradas. Eu ja tinha ouvido falar que nesta data a cidade virava um caos, ficava cheia de gente bêbada pela rua e por isso era mais violenta. Na minha experiência, confesso que não vi nada disso. Circulei em três diferentes regiões da cidade, andando a pé e de metrô. As ruas estavam cheias e tinha bastante gente bêbada, mas eu não presenciei nenhuma situação violenta, a não ser uma briga em um bar. É verdade que eu também so fiquei na rua até às 2h da manhã.
Bom, eu visitei 4 diferentes atrações: uma exposição efêmera de bonecos de gelo, uma instalação arquitetônica em frente à Gare du Nord, um concerto no escuro e uma exposição de arte contemporânea. Todos foram muito legais, de graça e o melhor de todo foi poder circular tranquilamente entre eles. Andar de bicicleta 1h da manhã tem lá seu charme 😉
Portanto, se pretende vir à cidade no começo do outono, programe-se para curtir a Nuit Blanche e aproveitar uma Paris festiva e animada.