Viajando a partir de livros e filmes

Existem muitas formas de escolher um destino de viagem. Indicação de amigos, reportagens na tv, atividades profissionais e presença de parques temáticos são apenas algumas delas. Mas uma forma específica de se encantar por destinos tem me interessado ultimamente: aquela a partir de produtos culturais como livros, filmes e seriados. Quantas vezes já não lemos um livro e ficamos morrendo de curiosidade para ver o lugar onde ele se passa?

O envolvimento de cidades ou pontos turísticos em tramas ficcionais ou documentais cria uma magia especial para aquele espaço. Deixa de ser apenas uma cidade para representar a cidade onde dois personagens se conheceram ou onde um crime foi cometido. A torre deixa de ser 500 degraus exaustivos de subir para relembrar a cada passo a cena e um certo filme. Eu acho encantadora essa aura que pode envolver uma viagem e torná-la muito mais interessante.

Pretendo dar várias dicas dessas correlações aqui, mas para começar deixo uma sugestão de livro e uma de filme, ambas ligadas à França e à Belgica.

Minha primeira dica é o livro “A dama e o unicórnio” de Tracy Chevalier. Trata-se da história da feitura de uma tapeçaria para nobres franceses. A trama se passa entre Paris, onde está a casa dos nobres e onde mora o artista que fará as tapeçarias, e Bruxelas, onde fica o ateliê dos tecelãos. O livro é extremamente envolvente e nos deixa curiosos por visualizar um ateliê real e mesmo as próprias tapeçarias, que se encontram no museu Cluny, em Paris. Vale a pena a leitura! E a vontade de viajar depois é inevitável…

Quanto ao filme, minha indicação não é tão boa. Não é um filme que considero dos melhores, mas não deixa de dar uma vontade de conhecer a cidade onde se passa. Se trata da charmosa cidade de Bruges, na Bélgica, onde o personagem principal do filme é obrigado a ficar em consequência de um fracasso no trabalho. A má vontade do personagem com a cidade contrasta com cada esquina de encanto que as cenas do filme mostram.

Um comentário sobre “Viajando a partir de livros e filmes

  1. Maripublicis

    Adoro 'viajar' com livros e filmes.As melhores experiências que tive foram, ir ao Afeganistão com um livro de fotojornalismo "Mulheres de Cabul"; ir à India com o livro "Sua Resposta Vale Um Bilhão",que inspirou o filme "Quem Quer Ser Um Milionário",e com o documentário "Nascidos em Bordéis".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.