O voo
Depois de todo mundo embarcado e acomodado, o avião começa a andar em direção à pista de decolagem. As aeromoças vão fazer a demostração do equipamento de segurança ou vai ter um vídeo na sua telinha falando dele. “Bem vindos ao boeing xxx da TAP com destino a Lisboa. Esta aeronave conta com 8 saídas de emergência assim localizadas: duas portas dianteiras, quatro janelas sobre as asas e duas portas traseiras. Em caso de queda de energia, luzes de emergência se acenderão no piso. Em caso de despressurizaçao máscaras de oxigênio cairão sobre suas cadeiras, puxe o elástico e posicione a máscara sobre a boca e o nariz respirando normalmente.” – são mais ou menos essas as normas. Não me pergunte como nada disso funciona na prática porque eu graças nunca vi (ainda bem!) e nem você vai ver. Ah, elas vão ensinar a colcoar e tirar o cinto também, caso tenha alguma dúvida.
O celular tem que estar delisgado antes de o avião fechar as portas, recomendo desligar logo que entrar. Outros equipamentos eletrônicos podem ser ligados durante o voo, entre decolagem e pouso. Nem todos podem, pode perguntar para a aeromoça se tiver dúvida, mas sei que mp3 e máquina fotográfca pode. Os banheiros estão localizados no meio e no fundo do avião (tem na frente também, mas é só para a 1a classe) e não tem distinçao entre masculino e feminino. As portas podem ser meio complexas para abrir, mas sempre tem a indicaçao na porta de como fazer isso. Uma vez dentro do banheiro você tem que passar uma tranca para que a luz se acenda. Essa tranca fica bem na altura do olho e á só correr uma alavanca para esquerda. As descargas são à vácuo então não se assuste com o barulho que farão (eu sempre me assusto). Ah! Caso vocês atravessem uma área de turbulência e o piloto peça para colocar os cintos, tem um aviso no banheiro que se acende também.

Bom, o avião vai para a pista de decolagem e o piloto vai avisar por alto-falante “Tripulação preparar para decolagem” ou “tripulação decolagem autorizada”. O aviao vai acelerar progressivamente até sair da pista e começar a voar. É bem bonito ver a cidade se afastando nessa hora. Então o aviao vai subir, subir, subir, até se estabilizar. Depois que se estabilizar, isso demora um pouco, tipo 15 minutos, porque voo internacional voa muito alto, as luzes da cabine vão ficar mais fortes (geralmente eles diminuem para a decolagem) e eles vão iniciar o serviço de bordo.
Vai passar um carrinho de bebidas, pára em cada fileira, pergunta o que você quer beber e te serve. Depois vem o carrinho de comida fazendo a mesma coisa. Depois de um tempo passa o carrinho de bebida de novo, perguntado se quer beber algo mais. Depois passa a aeromoça recolhendo todas as bandejinhas. Depois que termina o serviço de bordo geralmente diminuem as luzes da cabine porque é hora de dormir :P.
Ficar tantas horinhas sentado faz mal então eu recomendo um exercícios leves só para mexer o corpo. Levantar, andar um pouco, mexer as articulaçoes, tudo isso ativa a circulação. Ah! E vc pode e deve tirar o sapato, viu? Fica muito mais confortável. Pouco antes do pouso há um novo serviço de bordo, agora com café da manhã.
Quando estiver chegando, o piloto deve avisar “agora estamos iniciando a nossa descida em direção ao aeroporto ….., em Lisboa”. Seguinte: na decolagem você vai sentir um alívio no ouvido da pressão diminuindo, na descida você vai sentir a pressão aumentando. Tem umas coisas que se pode fazer para diminuir o desconforto (nao é uma dor, é apenas um desconforto). Uma delas é mascar chicletes de boca aberta. O avião vai descendo aos poucos até o piloto mandar preparar para o pouso. Vão acender o aviso de apertar cintos, mandar fechar a mesa e levantar as cadeiras e pronto.
Aviao pousado.
+ Veja a parte 1 desse passo-a-passo
+ Veja a parte 2 desse passo-a-passo
Olá muito Bom Dia!
Desde já gostaria muito de agradecer este incrivel blog, e pela maravilhosa ajuda.
Chamo-me Hélder e vou realizar o meu primeiro Voo Dia 1 de Setembro. Com a companhia Aerea Iberian. Sinceramente não estou nada nervoso nem com medo de voar, penso que será uma experiência única a primeira vez.
Na passada sexta feira 13 de Agosto preparei tudo com a Agência Halcon com voo (Ida e Volta) e Hotel.O voo parte á 12h20 e chega ás 16h45.
Eu vou partir do Porto (OPorto – Francisco Sá Carneiro) com destino Londres (Heathrow Airport), só que existe uma questão que se torna o meu nervosismo nisto tudo.
O meu Voo é de escala e vou ter que trocar de Avião em Madrid (BArajas) e tenho um espessamento de 55 minutos para o fazer. Gostava assim de perguntar como funcionam as trocas de Avião antes de chegar ao nosso destino.
Gostava ainda de saber se no Check-In quando chegar e nas informaçoes nas telas electronicas se o destino Mostra Londres ou se mostra Madrid. (Sendo o meu destino Londres, mas com escala em Madrid para troca de Aviao).
Assim que saiu do Aviao vou logo para a porta de Embarque do outro avião? Tenho que fazer check in novamente?
São perguntas de novato, mas é o meu primeiro voo e ainda por cima é de escala. Agradecia imenso se me pudesse ajudar.
Melhores cumprimentos
Hélder Santos
O processo de conexão (chamamos escala quando o avião para em um cidade,mas não trocamos de avião e conexão quando é preciso desembarcar e mudar de aeronave) entre dois aviões não é nada complicado. Se a companhia em que você for voar os dois trechos for a mesma ou forem companhias parceiras o check-in é feito de uma vez só e sua mala já vai direto para o destino final. É bom você checar isso no momento do check-in em Porto, mas muito provavelmente é o que acontecerá. Então, o mais importante é saber com antecipação em que terminal de Barajas você chega e de qual terminal sai seu voo para Londres. Por ser um aeroporto muito grande perde-se muito tempo entre os terminais, por isso é importante já saber para onde vai. Essa informação pode ser obtida com as próprias companhias aéreas pois cada uma delas opera em um terminal específico.
Então, na saída do avião geralmente há um pessoal de terra destinado a informar passageiros em conexão. Caso não haja, procure um painel com indicação dos voos previstos para sair. Esse painel mostra, além do destino, horário e companhia, o portão onde você embarcará. Descubra qual seu portão e se dirija a ele. Como você já terá o cartão de embarque em mãos, não necessita fazer outro check-in. Quando ao destino que aparecerá nos painéis, por se tratar de uma conexão e não apenas escala, em Porto aparecerá Madrid e em Madrid aparecerá Londres como destino. Isso porque são dois voos diferentes.
Mas minha maior dica é: não tenha medo de perguntar! Primeiro porque não há problema nenhum em não saber uma coisa e segundo porque é melhor perguntar do que perder o voo, né? E boa viagem!