Bolsa Família é citado como referência pela prefeitura de Paris

Foto: Divulgação/ASCOM

Foto: Divulgação/ASCOM

Por Nina Santos

O programa foi usado em estudo de melhorias no Fundo de Assistência às Familias

A viagem do prefeito Fernando Haddad e da primeira-dama Ana Estela Haddad a Paris está servindo para conhecer experiências internacionais, mas também revelando que políticas públicas brasileiras são muito bem vistas no exterior. Em reunião com Sylvain Lemoine, chefe de gabinete do setor responsável pela área social da prefeitura, Ana Estela ouviu que o Bolsa Família foi uma das referências utilizadas em estudos de aperfeiçoamento no Fundo de Assistência às Familias.

Lemoine demonstrou-se extremamente interessado na experiência brasileira de combate à pobreza, e também nas ações voltadas à primeira infância na Cidade de São Paulo. Ao ouvir que 40 mil novas vagas de creche haviam sido criadas nos últimos três anos em São Paulo, ele não escondeu o espanto, já que a meta da capital francesa é de criar cinco mil novas vagas até 2020. Hoje, em ambos os municípios, cerca de 50% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em creches, mas é necessário considerar que a população de São Paulo é quase 10 vezes maior que a de Paris.

Além disso, Lemoine explicou que as mães francesas têm outras opções além da creche, como deixar as crianças na casa de pessoas credenciadas ou receber uma profissional em casa para essa tarefa. O estado francês subsidia parte destes gastos e por isso criou cursos para qualificar e certificar estes profissionais. Ana Estela e Lemoine ressaltaram que tanto na experiência brasileira quanto na francesa, o tema da infância tem sido tratado como uma política intersetorial. Áreas como assistência social, educação, saúde e habitação devem estar integradas para uma abordagem apropriada deste tema.

Um dia antes, o prefeito Fernando Haddad foi considerado como prefeito inovador pelo diretor da Sciences Po e a prefeita de Paris declarou que votaria em Haddad pela sua capacidade de correr riscos.