Como é viajar de carro pela França

Viajar de carro pode ser uma forma deliciosa de conhecer algumas regiões da França. Comparado ao Brasil, o país é pequeno e com curtas distâncias percorridas, é possível conhecer um montão de coisas diferentes. Se você é turista, muitas locadoras aceitam fazer a locação com a carteira de motorista brasileira mesmo, sem necessidade de carteira internacional. Quando for fechar o contrato de aluguém fique de olho na cláusula sobre isso. Já se você é residente na França, você tem até um ano para fazer o processo de transferência para ter uma carteira francesa.

IMG_3287_edited

Além da questão dos documentos, é preciso avaliar bem quando vale a pena fazer um roteiro de carro e não com outros meios de transporte. Eu gosto de optar pelo carro quando quero explorar pequenas regiões, com cidades perto entre si onde pode-se fazer pequenas paradas. Nesses casos, o carro permite que você tenha uma flexibilidade de roteiro.

O carro também pode ser útil para percorrer longas distâncias fazendo paradas interessantes no caminho. Por exemplo, em vez de ir de avião de Paris a Roma, por quê não ir de caro e conhecer Lyon, Gênova, Florença, Parma e outras cidades interessantes no caminho?

IMG_3315_edited

Porém, para viajar de carro é preciso estar atento a algumas coisas. Primeiro: o custo de viajar de carro não se resume ao aluguel. Você terá custos de combustível, estacionamento e pedágios. Principalmente se a distância for longa, é preciso calcular bem estes gastos para não ser surpreendido. E nem sempre é fácil encontrar estacionamento, então vale contactar os hotéis em que vai se hospedar para perguntar se há opções por perto.

Outra questão é o tempo. O google maps é super útil para calcular distâncias e tempos de percurso, mas não se engane: você quase sempre vai demorar mais do que ele aponta. Isso acontece porque fazemos paradas para comer, ir ao banheiro, esticar as pernas, o que é absolutamente normal e saudável, mas tomará mais tempo que o previsto.

IMG_3643_edited

Na minha opinião, uma viagem de carro pode transformar um roteiro simples e burocrático em algo absolutamente mágico, mas quando não planejado pode trazer muitas surpresas desagradáveis. Por isso, planeje sua viagem com cuidado, reserve tempo para curtir a estrada e as paradas que ela possa oferecer e aproveite as belezas desse meio de transporte 🙂

Um comentário sobre “Como é viajar de carro pela França

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.